Guilherme Arantes

Oi again, estou aqui com a primeira postagem de dezembro! Hoje vou falar brevemente sobre Guilherme Arantes, cantor e compositor paulista que conta com mais de 20 grandes suguilherme-arantes-1982-W235cessos em sua carreira e que todo mundo sabe cantar pelo menos uma música dele (nem que seja só o refrão).

Digamos que Guilherme Arantes foi um garoto prodígio e autodidata na música. Surgiu oficialmente no mercado musical com o grupo de rock progressivo Moto Perpétuo, que ganhou um único LP, mas que deixou uma marca no rock brasileiro, principalmente pela música Verde Vertente. Como Arantes queria fazer um trabalho mais relacionado à música popular, o grupo acabou se desfazendo e em 1975 ele começou sua carreira solo.

Em 1976 sua música Meu Mundo e Nada Mais virou tema de abertura da novela Anjo Mau da Globo. Com isso,  Som Livre se interesou pelo compositor e foi gravado seu primeiro LP que contava também com Descer a Serra e Cuide-se Bem, que também foram grandes sucessos.

A partir  daí, várias de suas músicas foram temas de novelas e especiais infantis. Dentre essa listas, destacam-se Amanhã, Deixa Chover, Um Dia Um Adeus, Ouro, Raça de Heróis, Fio da Navalha, Sob o Efeito de Um OlharLindo Balão Azul, Acorda Saci, Brincar de Viver e Xixi nas Estrelas. Também compôs para os filmes Menino do Rio e Garota Dourada.

Variando seu estilo musical, que vai de MPB a New Age, ele emplacou sicessos como Aconteceu Você, Aprendendo a Jogar, Cheia de Charme, Coisas do Brasil, Êxtase, Fã n° 1, Lágrima de uma Mulher, Lance Legal, Mania de Possuir, Marina no Ar, Muito Diferente, Olhos Vermelhos, O Lado Prático do Amor, O Melhor vai Começar, Pedacinhos e Planeta Água, que ficou em segundo lugar no festival MPB-Shell-81, causando a revolta do público que não aceitou a vitória de Purpurina, interpretada por Lucinha Lins que sofreu vaias durante o episódio e precisou escutar o público e a maioria dos concorrentes gritando que Planeta Água deveria ter ganhado.

Entre os anos 1982 e 1983, Guilherme Arantes superou nomes como Chico Buarque e Caetano Veloso e bateu o recorde de arrecadação de direitos autorais, principalmente pelas músicas Pedacinhos, Brincar de ViverLindo Balão Azul. Desde então, tem sofrido altos e baixos na carreira, porém seu grandes sucessos continuam a tocar e parecem que vão permanecer por um bom tempo na cabeça dos brasileiros. Afinal, quem não sabe o famos refrão “Terra, planeta áaaaaguaaaa”?

Por: Lovie (para visualizar minha última postagem, clique aqui)

1 comentário

Arquivado em Por: Lovie

Uma resposta para “Guilherme Arantes

  1. Pingback: War Machine | New Juke Box 2.0

Deixe um comentário