Juke Box Chat: Another Brick in the Wall

Lovie: Bom, como hoje eu estou em clima Pink Floyd, escolhi Another Brick in the Wall. Quem começa comentando?

Caricati: Clássico, né? Apesar de eu não ser muito chegada em Pink Floyd, essa música é sensacional.

Lucy: eu amoo essa musica…. ela eh um rock e tipo eh mto sombrio…. hahahahh mas o melhor foi ouvir a musica no show!!

Lovie: Com aquele boneco pisando no coral?

Caricati: ESFREGA NA CARA, MESMO, LUCY.

Lovie: hauhauha eu também fuuuui e nós vamos pro show da Madoooonnaaa!

Lucy: bom, vamos voltar à música. Uma Be?? Algum comentário??

Uma Beliber: não

Lovie: Voltando pra música, eu escolhi ela porque ela fala de repressão (pelo amor de Deus, professores que estão lendo isso, não é por causa das aulas… terminem de ler o chat e depois julguem!)

Lucy: hahahahahh! Eles estão se revoltando!! No video eles estão cansados da escola, de como ela “Fecha” os alunos entre muros!!

Lovie: O que eu acho interessante nessa música é como algumas pessoas tentam dizer que essa é a realidade hoje em dia

Lucy: Sim, menos a parte das crianças virando carne moida!! hahaahahahahhh

Lovie: Essas pessoas esquecem que fala de uma realidade bem antiga e no contexto de segunda guerra

Lucy: Sim, mas mesmo assim eh o q acontece em algumas escolas hoje…. antigamente mais, mas hoje em dia tem

Lovie: Não se compara

Caricati: Não mesmo.

Lovie: Mas quanto à parte da carne moída, tem uma coisa: essa parte pode ser uma metáfora do que é feito com os jovens… Não por parte dos professores, mas pela Tv, por exemplo, que manipula e e tenta literalmente formar as nossas mentes

Caricati: Eu acho que o significado dessa letra está bastante explícito.

Lovie: E no fim tudo é apenas parte de um sistema

Caricati: Eu relacionaria essa letra com a história de 1984, mas vocês não leram. Aliás, LEIAM!

Lovie: Vou ler assim que terminar a minha lista

Caricati: Mas, em resumo, é isso mesmo: tudo parte de um sistema pra controlar as pessoas e mantê-las “na linha”.

Lucy: Sim

Lovie: E uma coisa legal de se pensar é que a escola, nesse caso, é uma metáfora para o mundo, não é? Ela é uma espécie de revolta… E Ca, não só manter na linha, como fazer marchar pra morte (se você for pensar num contexto de guerra)

Lucy: Só q ai elas se revoltam e no caso quebram o muro…. q seria tipo, nao vamos mais obedcer, qrer seus direitos, etc

Caricati: Escola, televisão, prisão… Tudo tente te controlar e manter uma uniformidade, um padrão a ser seguido. “Você vive pra isso, pra fazer aquilo e morre.”

Lovie: O muro também (pensando no the Wall como um todo) é um jeito de se proteger disso tudo

Caricati: De se proteger ou de cercar, Lovie?

Lucy: Acho q dos dois. Eh tudo propaganda

Caricati: É bem mais que isso, Lucy.

Lucy: … Fale…

Lovie: Muito mais. É toda a maneira de agir. Pensa em como você se comporta, no porquê de você se fazer uma coisa e não outra. Não é por causa de várias regras pré estabelecidas que te enfiam goela abaixo e ai de você se não seguí-las? Aí que entra o professor, pois é a imagem daquilo ou daquele que te faz “ser mais um tijolo no muro”

Lucy: Então eh tipo, o professor q controla essas regras, mas nao eh ele q está por trás…. ele eh só uma parte, uma pequena parte??

Lovie: E escola também tem aquilo de supervisão; tudo o que você faz é observado, tipo o livro 1984.

Caricati: “The Big Brother is watching you.”

Lovie: Teve isso no show tongue

Lucy: vamos para os comentarios??

Caricati: “Saber e não saber, ter consciência de completa veracidade ao exprimir mentiras cuidadosamente arquitetadas, defender simultaneamente duas opiniões opostas, sabendo-as contraditórias e ainda assim acreditando em ambas; usar a lógica contra a lógica, repudiar a moralidade em nome da moralidade, crer na impossibilidade da Democracia e que o Partido era o guardião da Democracia; esquecer tudo quanto fosse necessário esquecer, trazê-lo à memória prontamente no momento preciso, e depois torná-lo a esquecer; e acima de tudo, aplicar o próprio processo ao processo. Essa era a sutileza derradeira: induzir conscientemente a inconsciência, e então, tornar-se inconsciente do ato de hipnose que se acabava de realizar. Até para compreender a palavra “duplipensar” era necessário usar o duplipensar.” Ou mais resumidamente: “Duplipensar é a capacidade de guardar simultaneamente na cabeça duas crenças contraditórias, e aceitá-las ambas.” – 1984, George Orwell.

Lucy: eu, como já falei, adoro a música a letra, tudo!! Acho ela uma música bem dificil, bem complicada de entender, pq eh como vcs falaram, o mundo eh contraditório…. guerra eh paz, a lógica nao tem logica, etc.
e ela fala mto na repressão, e na revolta com o mundo, com a segunda guerra, pois eles q são crianças qrem brincar, etc
Lovie: A última coisa que eu tenho a dizer é: “I don’t need no education, even thought control!” 😛

1 comentário

Arquivado em Chat

Uma resposta para “Juke Box Chat: Another Brick in the Wall

  1. Pingback: Cem posts, mil agradecimentos e os dez melhores do blog | New Juke Box 2.0

Deixe um comentário