Arquivo do dia: 10 de agosto de 2012

Juke Box Chat: Ideologia

E aí, gente, voltamos com o Juke Box Chat após um período de seca!

Lovie: Pra hoje eu escolhi a música Ideologia do Cazuza. Caricati, você quer começar?

Caricati: Como sempre, letra genial do Cazuza.

Lucy: Isso eh verdade
 Lovie: aham
 Lucy: A letra eh muito boa, mesmo!!
 Caricati: Sempre com aquele apelo típico dele.
 Beatrice: Antigamente tudo era melhor….
 Lucy: Pois eh
 Lovie: Grande ídolo da música brasileira
Caricati: Não está entre meus favoritos, mas sim, ele deixou uma marca enorme no rock nacional.
 Lucy: Isso eh, Ca…. eu gosto das musicas dele, da letra, mas eu não diria q eh meu cantor preferido
Beatrice:  Não foi ele que fez aquela musica que passou no filme “O Homem do Futuro”?
Lovie:Qual era a música do “Homem do Futuro”?

E melhor que Cazuza é Ney Matogrosso interpretando canções do Cazuza
Vocês já ouviram o Ney cantando “O Tempo Não Para”?
Beatrice: É “Tempo Perdido” e eu tenho medo do Ney matogrosso
Lovie: Por que? Ele é tão sexy e charmoso… Ca concorda comigo hauhauau
Lucy: hahahahahahh eu adoro o Ney!!
Lovie: Mas quanto a Ideologia, eu me identifico bastante com a letra
Caricati: “Eu vou pagar/A conta do analista/Pra nunca mais/Ter que saber/Quem eu sou/Ah! saber quem eu sou…” Acho essa parte da letra algo de especial.
 Lovie: Eu gosto quando ele diz do garoto que queria mudar o mundo. É meio triste pensar que é realidade essa história do menino que ia mudar o mundo e acaba ficando em cima do muro
Caricati: Acaba com o sonho utópico de mudar o mundo que muita gente naquela época – e anteriores – tinha. Aheuhauh
Lovie: Agora então, né Ca?
Caricati: Agora não tem esse sonho. ahuheuhaue
Beatrice: Quando uma pessoa cresce, a realidade geralmente impede ela de fazer as coisas que ela sonha
Lovie: Ou não, depende da pessoa
Caricati: No caso dele, tudo acabou bem cedo.
Lovie: Muito cedo! Mas antes “morrer heroi do que viver o suficiente para se tornar o vilão”[sic], destruindo toda uma carreira por escolhas erradas, que nem tá acontecendo ou aconteceu com alguns artistas, né?
Lucy: “E as ilusões estão todas perdidas/Os meus sonhos foram todos vendidos/Tão barato que eu nem acredito”
Lovie: Essa parte é muito forte, Lu. Acho que o que acarreta isso é a falta da ideologia, não?
Lucy: Pois eh. Mas a minha parte preferida, não sei pq eh: “Meus herois morreram de overdose/Meus inimigos estão no poder”
Beatrice: A esperança nessa época era muita, mas meio que inexistente, sabe…?
Caricati: Acho exatamente o contrário.
Ela não era inexistente, mas sim inalcançável.
Lovie: Concordo com a Ca, acho que era meio “amanhã vai ser outro dia”
Beatrice: Era issooo que eu queria dizer
Lovie: Só que o amanhã nunca chega, né?
Caricati: Ou chega muito cedo e leva embora pessoas como o Cazuza.Não que o Cazuza fosse um exemplo a ser seguido. Mas né…
Lovie: Vocês perceberam uma coisa meio curiosa: em Ideologia, os inimigos estão no poder enquanto na “O Tempo Não Para” são eles que o mantém no poder
Lucy: Meu deus, q filosóficas q vcs tao hoje!!! hahahahahh
Beatrice: Ele lutava pelo que queria do jeito dele
Lovie: Assino embaixo. Mas o amanhã chegou muito cedo para outros também… tipo Elis Regina, John Lennon…
Lucy: Pois eh, infelizmente….
Lovie: To escutando agora “O Tempo Não Para”
Lucy: Mas a musica não eh Ideologia!? hahahahahh
Lovie: É que eu acho que “O Tempo Não Para” está meio conectado com “Ideologia”
Caricati: Ah sim, acho válido lembrar do affair do Ney Matogrosso com o Cazuza. aheuhuahuheua Só pra estragar um pouco o sonho da Lovie.
Lovie: Sorte que o Ney não pegou AIDS, né? E eu sei que ele é gay, tá? Nenhum macho alfa tem capacidade de rebolar mais e melhor que a Shakira em uma música só! Vocês viram o clipe do Ideologia? Ele já tava com a doença nessa época?
Caricati: Pela magreza, imagino que sim
Lovie: Não sei, mas pensar que ele estava com o HIV, que era considerado praticamente um atestado de óbito, deixa a música mais forte, do tipo “tudo o que eu queria fazer eu não fiz, e não tenho mais tempo pra isso”
Caricati: É um ponto de vista.
Lucy: Ehh
Beatrice: Um ponto de vista depressivo
Lovie: Pior é usar esse ponto de vista com “O Tempo Não Para”…
Mas não pode ser isso? Faz sentido, imagina você querer mudar o mundo, não ter mais ideologias, acabar se esquecendo dos seus sonhos e ver seus inimigos no poder, ainda por cima!
Caricati: A Lovie tá profunda hoje.
Lovie: Efeito da aula de filosofia de ontem… E isso que eu esqueci de mencionar que o fato de tambémse estar vendo seus ídolos fracassarem e morrerem de overdose

Lucy: Q tristee!!

Lovie:E tem uma outra música do Cauza, “Por Que Que A Gente É Assim”, que tem uma frase que eu gosto que tem duplo sentido: “Canibais de nós mesmos, antes que a Terra nos coma”. Eu gosto de interpretar ela como uma reflexão sobre o que é o mundo atual. Bom, acho que dá pra finalizar o debate… Comentários finais?

Beatrice: Espero que o Cazuza tenha entrado pra lista do 100 melhres brasileiros do SBT lol
Lovie: Aquilo foi uma piada, mas ele merece
Caricati: Cazuza era um sonhador sem sonhos. (PAUSA DRAMÁTICA)
 Lucy: Eu adooro o Cazuza, não era meu cantor preferido, mas eu gosto das musicas dele
Beatrice: Adoro pausas dramaticas
Lucy: vou la fazer pipoca, qr Lovie??
Lovie: Maikiraio de comentário final é esse, Lucy? E não, não quero. Bom, meu comentário é: “Ideologia, eu quero uma pra viver!”

1 comentário

Arquivado em Chat